domingo, 6 de março de 2022

MEMORÁVEIS

 

Na época que os cantores / compositores Per Gessle e Marie Fredriksson uniram-se para formar o Roxette, ambos eram artistas de sucesso na Suécia. Eles se conheceram em 1979, atuando em grupos distintos. Gessle era integrante de uma das mais populares bandas suecas, o Gyllene Tider, enquanto Marie trabalhava no Strul e Mamas Barn. Assim que se lançaram juntos como Roxette, o sucesso se elevou a cada ano bem sucedido na carreira de ambos. Seu estilo musical variava entre os gêneros pop rock, soft rock e power pop.

A dupla alcançou êxito mundial entre o fim dos anos 1980 até meados da década de 1990, período em que tiveram dezenove singles no top 40 do UK Singles Chart e quatro singles #1 nos Estados Unidos: "The Look", "Listen to Your Heart", "It Must Have Been Love" e "Joyride".

Além disso, a dupla foi certificada pela Recording Industry Association of America (RIAA), com dois álbuns de platina — Look Sharp!, de 1988 (lançado nos Estados Unidos em 1989) e Joyride, de 1991, bem como dois singles de ouro — "The Look" e "It Must Have Been Love".

Ao longo de mais de trinta anos de carreira, o Roxette vendeu mais de 75 milhões de álbuns no mundo todo. O nome “Roxette” foi escolhido a partir de uma canção homônima de 1974 da banda britânica Dr. Feelgood, uma das favoritas de Per Gessle.

O ‘Roxette Diaries”, um documentário dirigido por Jonas Åkerlund, foi lançado em serviços de streaming em março de 2016. Em abril de 2016, foi divulgada uma declaração oficial, cancelando a última etapa da "The Neverending World Tour", devido a preocupações com a saúde de Marie Fredriksson. Seus médicos a aconselharam a não tocar ao vivo. Após uma longa batalha contra um tumor cerebral, Marie veio a falecer em dezembro de 2019, aos 61 anos de idade.

Canções como: It Must Have Been Love, Listen to your heart, Spending my time, The Look, How do you do!, Joyride, Milk and Toast and Honey, Almost Unreal, Sleeping in my car, Queen of rain, Dressed for success, Run to you, Vulnerable, Dangerous, Crash Boom Bang, Fading like a flower, Little Girl, I´m Sorry (entre outras) eternizaram o nome do Roxette na história da música mundial. Mas a gente relembra agora a inesquecível Wish I Could Fly, lançada em 1999 como o primeiro single do sexto álbum de estúdio “Have a Nice Day”. Logo após sua estreia, chegou ao topo da Top 100 Billboard European, Hot 100 Singles e foi a música mais tocada nas rádios européias de 1999. Também se tornaria seu último hit top 40 no UK Singles Chart. Fica aqui a nossa homenagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário