Rush foi uma banda canadense de rock formada em agosto de 1968 na cidade de Toronto, Ontário. Composta pelo baixista, tecladista e vocalista principal Geddy Lee, pelo guitarrista e backing vocal Alex Lifeson e pelo baterista, percussionista e letrista Neil Peart. Sua formação original passou por algumas modificações entre 1968 e 1974, alcançando a formação definitiva com Peart em julho de 1974.
Desde o lançamento do seu álbum de estreia, o Rush tornou-se conhecido pelas habilidades instrumentais de seus membros, composições complexas e letras ecléticas, que abordam pesadamente a ficção-científica, fantasia e filosofia, dirigindo-se a assuntos humanitários, sociais, emocionais e ambientais. Musicalmente, o estilo evoluiu ao longo dos anos, iniciando-se na inspiração do blues em seus primeiros álbuns e, em seguida, passando por fases em que predominaram as influências do hard rock, rock progressivo e sintetizadores. O grupo e sua musicalidade têm sido citados como influência por vários artistas musicais, incluindo Metallica, The Smashing Pumpkins e Primus, bem como as bandas de metal progressivo como Dream Theater e Symphony X.
O Rush ganhou um número considerável de Juno Awards e foi adicionado ao Canadian Music Hall of Fame em 1994. Ao longo de sua carreira, seus membros foram reconhecidos como os melhores em seus respectivos instrumentos, onde cada músico ganhou vários prêmios em diversas publicações especializadas. Como um conjunto, o Rush possui vinte e quatro certificações de ouro e quatorze de platina (três multi-platinas registrados). Segundo a RIAA, o Rush é o terceiro colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro e platina, atrás apenas dos Beatles e dos Rolling Stones. O grupo também se classifica na 78ª posição de números de vendas de CDs nos EUA, com mais de 25 milhões de unidades. Embora o número total de vendas não seja calculado por uma única entidade, a partir de 2004 várias fontes da indústria mundial estimaram as vendas em mais de 40 milhões de unidades.
O Rush terminou a turnê mundial
que promoveu o seu álbum Snakes & Arrows em 2007 e a Time Machine
Tour em 2011, turnê na qual tocaram o álbum Moving Pictures inteiro
e estiveram no Brasil. Em julho de 2012, os músicos lançaram o seu mais recente
álbum, Clockwork Angels, que recebeu aclamação mundial de
críticos e fãs. Clockwork Angels Tour e o seu setlist
foram surpreendentes. A novidade foi a execução de muitas músicas dos álbuns Power
Windows e Clockwork Angels. Em dezembro de 2012, foi anunciado que o grupo seria introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame.
Mas em janeiro de 2018, o guitarrista Alex Lifeson confirmou que a banda havia encerrado suas atividades. Problemas pessoais e de saúde de Neil Peart (um câncer em evolução, desconhecido pelo público até a sua morte) também contribuíram de forma decisiva para o fim do Rush. Para Lifeson e Lee, não faria sentido continuar os trabalhos sem o Peart.
São tantos os sucessos do Rush ao longo de sua carreira que fica até difícil selecionar apenas um... Mas aqui a gente destaca a canção assinatura Tom Sawyer, lançada em 1981 no oitavo álbum de estúdio Moving Pictures. É uma das canções mais famosas do Rush. Alcançou a posição de número 25 na parada de singles do Reino Unido em 1981, nos Estados Unidos alcançou a posição de 44 na Billboard Hot 100 e em 8° no gráfico Billboard Mainstream Rock. Em 2009, foi nomeada a 19° maior canção de hard rock de rock de todos os tempos pela VH1. Roda aí!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário