domingo, 6 de novembro de 2022

MEMORÁVEIS

 

Concrete Blonde foi uma banda de rock alternativo formada em Hollywood, Califórnia. Estiveram ativos de 1982 a 1995, de 2001 a 2004, depois se reuniram em 2010 e se separaram novamente em 2012. Eles são conhecidos principalmente pelas letras e voz pungentes de Johnette Napolitano (vocalista e baixista). Composta também por James Mankey (guitarrista) e Harry Rushakoff / Paul Thompson (bateristas).

Por sugestão do colega de selo Michael Stipe - vocalista do R.E.M. – os músicos resolveram nomear o grupo como Concrete Blonde, termo que descrevia com perfeição o contraste entre o som pesado e cheio de energia com as letras extremamente introspectivas da vocalista.

Lançado em 1986, o disco de estreia homônimo foi aclamado pela crítica, que adorou o rock alternativo com elementos de punk e gótico. Mas seu álbum mais popular foi Bloodletting, de 1990. Eles fizeram muito sucesso na década de 90, quando diversos filmes de ação utilizaram suas músicas como trilha sonora, como - por exemplo - "I Want You" no filme "Caçadores de Emoção".

Ao longo de sua carreira, o grupo chamou a atenção de todos com composições fortes e muito bem construídas como: "Dance Along the Edge", "Over Your Shoulder", "Cold Part of Town", "Your Haunted Head", "Still in Hollywood", "Song for Kim (She Said)", "Little Sister", “God is a Bullet”, “Roses Grow”, “Little Conversations”, “Scene of a Perfect Crime”, “Carry me Away”, “Happy Birthday”, "Tomorrow, Wendy", “Joey”, a releitura de "It’s a Man’s World", "Why Don’t You See Me", "Someday?", "Heal It Up", "Rain", "Close to Home", "End of the Line", entre outras.

Atualmente, Johnette Napolitano vive em Los Angeles. Ela lançou alguns álbuns solos no decorrer dos anos, sem muita repercussão pública. A força do Concrete Blonde estava nas composições de sua líder, vocalista e baixista. Com um talento nato para a melodia, Johnette Napolitano é uma das maiores compositoras do rock norte-americano da década de 90. Seu trabalho é profundo e extremamente tocante.

Complexa, densa e arrebatadora, a obra do Concrete Blonde está entre os pontos mais altos do rock produzido nos EUA nas últimas décadas. Se você nunca ouviu, aproveite esta oportunidade e conheça a canção Heal It Up, lançada em 1993 no álbum Mexican Moon. Se você já conhece, redescubra. Afinal, nunca é tarde demais para ouvir música de qualidade, não é verdade?!?

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário