domingo, 2 de julho de 2023

4U - EDIÇÃO ESPECIAL

 

'Seguimores', nas últimas semanas, recebemos 2 pedidos de internautas referentes a grupos que não estão necessariamente relacionados ao rock - gênero que enaltecemos em nosso blog para o nosso público-alvo que deseja perpetuar esse gênero por toda a eternidade, em protesto contra a falta de espaço / incentivo em outras mídias (como a televisão brasileira, por exemplo). Mas como estes internautas foram muito cordiais e gentis conosco, resolvemos abrir essa exceção, pois também consideramos que são artistas que influenciaram direta e indiretamente na cena rock da época:


A primeira banda de hoje é a Depeche Mode, formada em 1980 na Inglaterra. Inicialmente composta por David Gahan (vocalista), Martin L. Gore (tecladista, guitarrista, vocalista e compositor), Andrew Fletcher (tecladista e baixista) e Vince Clarke (tecladista e compositor). Hoje é considerada uma enorme influência para diversos músicos de pop e rock atuais como Pet Shop Boys, Nine Inch Nails, Smashing Pumpkins, Rammstein, Lacuna Coil, HIM, Placebo, Deftones, Linkin Park, Coldplay, The Killers, Marilyn Manson, entre outros (que regravaram suas músicas eletrônicas em versão rock ´n roll).

Com seu gênero musical bem abrangente (synth-pop, eletro-rock, new wave, alternative dance), o Depeche Mode conquistou a marca de 50 canções no UK Singles Chart e 17 álbuns no top 10 do Reino Unido.  Eles já venderam mais de 100 milhões de cópias ao redor do mundo. Os músicos entraram na lista das "50 bandas que mudaram o mundo” e na lista da VH1 dos "100 melhores artistas de todos os tempos". Entre muitas outras premiações, eles entraram para o Hall da Fama do Rock and Roll em 2020.

Enjoy the Silence, seu vigésimo quarto single lançado em 1990, possui certificado de ouro nos Estados Unidos e Alemanha. A canção ganhou a categoria “Melhor Single Britânico” no BRIT Awards 1991. Ganhou um relançamento em 2004, com o título "Enjoy the Silence 04". Seu sucessso foi tão grandioso que vários artistas quiseram regravar o hit, como: Lacuna Coil, Breaking Benjamin, It Dies Today, Keane, HIM, Anberlin e Tori Amos.

E a segunda banda de hoje é a Kraftwerk, formada em 1970 por Ralf Hütter e Florian Schneider na Alemanha. Mas a formação mais conhecida, duradoura e bem sucedida foi aquela que se consolidou entre 1975 e 1987 - e que incluía os percussionistas Wolfgang Flür e Karl Bartos.

Reconhecido por muitos críticos musicais como “tão influente ou mais que os Beatles por sua participação na música popular da segunda metade do século XX”, as técnicas introduzidas e os equipamentos desenvolvidos pelo Kraftwerk são lugar-comum na música atual e o grupo é geralmente conhecido como precursor de toda a dance music moderna de um modo geral. Suas letras, por vezes cantadas através de um vocoder ou geradas sinteticamente, ainda que minimalistas, geralmente lidam com temas relacionados à vida urbana e à tecnologia. Em 2014, o Kraftwerk recebeu, junto aos Beatles, o prêmio Grammy Lifetime Achievement, pelo conjunto de suas obras - que recebem influências do krautrock, synth-pop e eletrônica.

O hit The Telephone Call (em alemão: "Der Telefon-Anruf") foi lançado em 1987 como o segundo single de seu 9º álbum de estúdio - Electric Café (1986). O single permaneceu 2 semanas consecutivas no primeiro lugar da Billboard Hot Dance Club Play e é a única música do Kraftwerk a apresentar Karl Bartos nos vocais.

A história dos dois grupos homenageados de hoje se encontram e se cruzam à medida que o Kraftwerk foi declaradamente uma das maiores inspirações do Depeche Mode. Vamos conferir as semelhanças? Músicas de qualidade!








Nenhum comentário:

Postar um comentário