Os anos 90 trouxeram uma
avalanche de bandas do estilo punk / hardcore,
que invadiram as paradas musicais apresentando diversos nomes de extrema
qualidade, entre eles, a banda americana Shelter - um grupo Hare Krishna de hardcore
e punk, formado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1991. Seus integrantes
originais: Ray Cappo (vocalista), Dave Ware (baixo), Todd Knapp (guitarra), Tom
Capone (guitarra) e William Knapp (bateria).
O álbum Beyond Planet Earth, lançado em 1997, é um dos melhores álbuns do grupo, tendo como destaque as músicas I Know So Little, Rejuvenate e a bela Whole Wide World. O detalhe do álbum (para os fãs brasileiros) é que no encarte o vocalista Ray Cappo está usando uma camiseta do São Paulo Futebol Clube, algo até natural pela identificação que a banda tem com o Japão - visto que o time do Morumbis se tornou muito popular nos anos 90, devido ao bicampeonato mundial conquistado na terra do sol nascente.
Em 2001, o Shelter lançou o álbum "The Purpose, The Passion". Em 2002, com um novo baterista e um novo guitarrista, os músicos excursionaram pela Europa e leste dos Estados Unidos.
Em 2005, Ray Cappo gravou um novo álbum intitulado "Eternal" (com 11 novas canções) além de um remake de "In Defense Of Reality". Eternal foi lançado em maio de 2006 pela Good Life Recordings. Ray também fez uma turnê europeia com alguns membros de grupos de hardcore holandês.
Mas o Shelter conseguiu conquistar o sucesso mundial e o primeiro lugar na MTV Brasil com a clássica Here We Go, que fazia parte do disco "Mantra" (1995). Há 30 anos, o Shelter apresentava o hardcore Hare Krishna para o mundo, chamando a atenção pelas temáticas e ideias vindas do movimento Hare Krishna incorporadas ao hardcore melódico. O disco trazia logo na abertura “Message Of Baghavat”, um mantra Hare Krishna, seguido de um som avassalador, pesado e melódico, que abria caminhos para os hits citados acima e outras faixas como “Empathy”, “Not The Flesh” e a faixa título “Mantra”.
As diversas influências do Shelter e de seus líderes se mostravam em momentos mais agressivos como “Chance”, que remetia ao clássico Youth Of Today - e momentos mais lentos como a excepcional “Letter To a Friend ”, a balada do disco.
Entre todas as variantes do movimento Straight Edge, poucas bandas ganharam tanta visibilidade como o Shelter. E se você era um adolescente nessa época, era bem comum ligar na MTV Brasil e dar de cara com o clipe de Here We Go, agora na sua telinha...
Nenhum comentário:
Postar um comentário