domingo, 16 de abril de 2023

MEMORÁVEIS

 

Olha aí mais uma dica de um de nossos queridos internautas...

The Housemartins foi uma banda inglesa de Indie rock, formada em 1983 na cidade de Hull. Tornou-se mundialmente conhecida principalmente pelos hits "Build" e "Caravan of Love". Formada originalmente pelo guitarrista e vocalista Paul Heaton, o guitarrista Stan Cullimore, além do baixista Ted Key e o baterista Hugh Whitaker.

Os músicos se autodenominaram ironicamente como o "quarto melhor grupo de Hull". Apesar da brincadeira e falsa modéstia, eles foram verdadeiros mestres em compor grandes canções. No ano seguinte (1984), alguns integrantes foram substituídos.

Eles emplacaram grandes sucessos nas paradas musicais ao longo de toda sua carreira, com canções que ocuparam a terceira colocação na parada britânica logo no álbum de estreia. Excursionaram com os músicos do Morrissey & Marr, como banda de abertura. Embora houvesse semelhanças nos vocais e até nas guitarras acústicas, a proposta do Housemartins era muito mais acessível, tendo como característica notável os arranjos à capela, ou seja, harmonizações vocais sem instrumentos.

Em 1987, os Housemartins foram eleitos como o melhor grupo jovem do país. Mas os problemas já existiam. Os integrantes já não se entendiam mais e estavam com objetivos distintos. Mesmo depois que alguns foram substituídos, a única opinião comum era que os Housemartins estavam se esgotando. Ironicamente, escreveram na parede do estúdio onde gravaram um videoclipe com os seguintes dizeres: "Housemartins R.I.P." (Housemartins descansem em paz). Após o ocorrido, o fim era a única saída. Os músicos se separaram, sendo Norman Cook o que obteve maior sucesso, com seu projeto Fatboy Slim. Como despedida, editaram uma coletânea de compactos - Now That's What I Call Quite Good - em 1988.

Em 2009, a revista de música MOJO reuniu os membros originais dos Housemartins para uma entrevista e uma sessão fotográfica pela primeira vez depois de muitos anos de separação. No entanto, na entrevista todos os membros sustentaram que o conjunto não seria retomado.

Build é uma canção de 1987, lançada no álbum The People Who Grinned Themselves to Death. Teve sucesso no Brasil em meados de 1988 - quando se tornou trilha sonora da novela global “Bebê A Bordo” - e ficou conhecida como “Melô do Papel”, devido à similaridade de pronúncia em seu refrão. “Bora” relembrarmos juntos?




2 comentários:

  1. Saudações! Muito boa a musica, e queria da uma sujestão para os proximos posts, poderia falar da banda She Past Away e colocar a musica Rituel, ficaria muito feliz em ver uma materia aqui dessa banda. Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Olá Morpheus, agradecemos a sua participação e gentileza. Fique ligadinho nas pxs publicações! Bom feriado! =)

    ResponderExcluir