domingo, 7 de maio de 2023

HITS

 

E vocês continuam nos surpreendendo positivamente, não é mesmo? Agradecendo a participação de mais um dxs nossxs queridxs internautas, essa sugestão foi realmente espetacular... Molchat Doma (em russo: Молчат Дома) é uma banda pós-punk formada em 2017 na cidade de Minsk, na Bielorrússia. Seu estilo é influenciado pelo rock russo dos anos 1980 e foi descrito como pós-punk, new wave, synth-pop e cold wave. Composta por Egor Shkutko (vocal), Roman Komogortsev (guitarra e bateria eletrônica) e Pavel Kozlov (baixo e sintetizador).

O grupo assinou contrato com a gravadora independente alemã Detriti Records e lançou seu álbum de estreia Скрыш наших домов em 2017. No ano seguinte, os músicos lançaram seu segundo álbum Этажи pela mesma gravadora.

Em janeiro de 2020, após ganhar popularidade no mundo todo, Molchat Doma assinou com a gravadora independente americana Sacred Bones Records que, posteriomente, relançou seus dois primeiros álbuns em vinil na América do Norte. Seu terceiro álbum de estúdio, Monument (Монумент), foi lançado em novembro de 2020.

Os músicos também contribuíram para um álbum tributo ao Black Sabbath intitulado “What Is This That Stands Before Me?” (2020). Eles fizeram um cover da música "Heaven and Hell" (russo: Небеса и ад), com um som dark wave e letra russa, um projeto inovador e super autêntico.

A Emerging Europe descreve suas letras como "não explicitamente anti-soviéticas", mas também "descrevendo um quadro sombrio da vida sob o comunismo, bem como da vida contemporânea na Bielorrússia, um país que ainda tenta se libertar das algemas de seu passado comunista”.  Independente do seu posicionamento político, Molchat Doma costuma ser associado à "música doomer", um tipo específico de música ouvida por doomers. Normalmente apresenta atmosferas frias e sombrias, letras introspectivas e um som distópico geral. Como resultado, muitas de suas canções apareceram em "listas de reprodução doomer" no YouTube: isso também contribuiu para que o grupo ganhasse ainda mais popularidade através da plataforma.

Molchat Doma nunca cantou em bielorrusso até os dias atuais. Quando questionados sobre isso, eles simplesmente respondem que cantar em russo é "mais confortável" para eles. Pós-pandemia, os músicos planejam uma turnê na América do Norte pela primeira vez, ao lado da cantora e compositora americana Chrysta Bell. Será que vêm novidades por aí?

Do álbum Monument (2020), a canção Zvezdy chega para consolidar o Molchat Doma como uma das mais revolucionárias bandas pós-punk da atualidade. Para quem ainda não conhece, olha aí a oportunidade de conhecer... Enjoy yourself!




Nenhum comentário:

Postar um comentário