domingo, 3 de setembro de 2023

HITS BRASIL

 

Sepultura é uma banda brasileira de heavy metal criada em 1984 pelos irmãos Max e Igor Cavalera, em Belo Horizonte - Minas Gerais. Com uma sonoridade que combina death metal e thrash metal com elementos de música tribal, indígena, africana, japonesa e outros estilos, o Sepultura ganhou respeito e fama na década de 1990 com discos como Arise e Chaos A.D., e tornou-se forte influência para inúmeros grupos de death metal, groove metal e nu metal.

O Sepultura já vendeu aproximadamente 50 milhões de unidades mundialmente, ganhando vários discos de ouro e platina, inclusive em países como França, Austrália, Estados Unidos e Brasil.

O nome “Sepultura” surgiu quando Max traduzia uma canção do Motörhead chamada "Dancing on Your Grave", pois "grave" traduzido para o português tem o mesmo significado.

Originalmente, a banda era formada por Igor Cavalera (bateria), Max Cavalera (guitarra), Paulo Jr. (baixo) e Wagner Lamounier (guitarra e voz). Em 1985, Wagner deixa o grupo para formar o “Sarcófago”, Max assume os vocais e Jairo Guedez entra como segundo guitarrista. Em 1987, Jairo sai e Andreas Kisser assume seu lugar, resultando na formação clássica que duraria dez anos. Em dezembro de 1996, chega a notícia que mudaria completamente o rumo do Sepultura: a saída de Max Cavalera. Em 2006, Igor também se desliga do projeto para formar o Cavalera Conspiracy (ao lado do seu irmão Max). O vocal, atualmente, é feito pelo americano Derrick Green e a bateria por Eloy Casagrande, ficando Andreas Kisser como guitarrista único.

Os álbuns do Sepultura exerceram grande influência em vários grupos posteriores, especialmente com os discos Chaos A.D. e Roots, que sintetizavam o thrash metal com ritmos tribais e que serviram de referência para bandas de metal alternativo como Slipknot, Godsmack e System Of A Down. Além disso, dentre os conjuntos que já regravaram algumas de suas canções encontram-se Napalm Death, Aborted, God Forbid, Apocalyptica, Kalmah, Children of Bodom, Trivium, Havok, Dimension Zero, Ratos de Porão, Krisiun, Hatebreed entre outros. Por sua vez, os integrantes do Radiohead declararam estar influenciados pelo som do grupo: "Vimos o Sepultura há alguns anos em um festival holandês e nos encantaram com sua música sombria brasileira com um pouco de voodoo. Tocavam com instrumentos das florestas tropicais a base de palmeiras e plantas. Era bastante perturbador."

De acordo com a RIAA, o Sepultura já conseguiu dois discos de ouro nos Estados Unidos, e outros dois no Reino Unido - segundo a BPI. No decorrer de sua carreira, já venderam mais de vinte milhões de cópias de álbuns mundialmente. Não há dúvidas que o Sepultura é a maior banda de metal que já existiu na história do rock nacional.

Canções como Territory, Orgasmatron, Roots Bloody Roots, Kaiowas, Inner Self, Dead Embryonic Cells, Ratamahatta, Desperate Cry, Attitude, Refuse / Resist, Slave New World, Arise, Slaves of Pain (entre outras) construíram todo um legado do Sepultura no cenário mundial. Aqui a gente relembra o hit Bullet The Blue Sky (uma canção original do U2), relançada no estilo e na identidade única do Sepultura (no álbum “Revolusongs” de 2003), que rendeu muitas premiações ao quarteto. Roda aí!




Nenhum comentário:

Postar um comentário