domingo, 17 de setembro de 2023

MEMORÁVEIS

 

Você pediu? A gente toca!

A banda alemã de rock gótico e pós-punk Xmal Deutschland de Hamburgo, Alemanha, esteve em atividade entre os anos de 1980 a 1990. Inicialmente com uma formação totalmente feminina, elas se tornaram criadoras de sucessos dentro e fora de seu país natal. Sua formação original era composta por Anja Huwe (vocais), Manuela Rickers (guitarra), Fiona Sangster (teclados), Rita Simon (baixo) e Caro May (bateria). No decorrer da carreira, algumas integrantes foram substituídas.

O ano era 1980. Enquanto na Inglaterra o pós-punk e o gótico davam os primeiros passos através de grupos do calibre de Bauhaus, Joy Division, The Cure e Siouxsie & The Banshees, na Alemanha surgia o movimento “Die Geniale Dilletanten”, de profunda contestação artística e de cunho quase “dadaísta”, convidando à quebra de todas as regras e convenções musicais. Esse movimento artístico que pretendia criar uma nova linguagem artística alemã também foi chamado de “Neue Deutsche Welle”. Tratava-se de uma revolução conceitual furiosa e criativa, que foi capaz de envolver grupos singulares como Palais Schaumberg, Eintürzende Neubauten, Abwarts, DAF e, é claro, o Xmal Deutschland.

Na Alemanha, o Xmal seria o precursor do estilo que ficaria conhecido como “gótico”, entretanto a aproximação em direção ao estilo difundido em Londres se deu de forma gradual através do mesmo “crossover” adotado por Siouxsie e seus Banshees em relação ao punk. Não é à toa que Anja ficaria também conhecida como a “Siouxsie loira” e disputaria com Susan Ballion o título de “rainha dos góticos”.

Durante a trajetória do Xmal, várias canções ganharam o coração de seus fãs, como: Mondlicht, Augen-blick, Qual, Incubus Succubus II, Polarlicht, Begrab Mein Herz, Matador, Morning, Geheimnis e Orient - esta última lançada no álbum Fetisch, de 1983. Conquistaram prêmios, alcançaram o topo das paradas musicais e recorde de vendas com alguns de seus álbuns.

No final da década de 1980, o gótico começa a sofrer certo declínio mundial. Durante uma das turnês, começam a ocorrer sérias discordâncias em relação ao futuro da banda. Com a saída de algumas integrantes e para a tristeza dos fãs, o último álbum do Xmal Deutschland foi lançado em 1989 - Devils. Fica registrada aqui a nossa homenagem...




Nenhum comentário:

Postar um comentário